segunda-feira, 13 de abril de 2009

Manifesto por um Hospital Público na Cidade Ademar

Cidade Ademar é um distrito da cidade de São Paulo, localizada na zona sul, entre os distritos do Jabaquara, Santo Amaro e Capela do Socorro é composto por mais mais uma região administrativa que é Pedreira, totalizando 397.546 habitantes, sendo de Cidade Ademar 244.906 habitantes e de Pedreira 152.640 habitantes.

De acordo com o Observatório Cidadão Nossa São Paulo, Cidade Ademar é 26ª de 31 regiões estudadas em numero de leitos por habitantes, em 2008 eram 0.61 leitos por mil habitantes estavam disponíveis, em numero absolutos significa que apenas 243 leitos estavam disponíveis para um população de 397.546 habitantes, sendo que este numero inclui leitos em hospitais públicos e privados. (ver tabela completa em http://www.nossasaopaulo.org.br/observatorio/analises.php?tema=10&indicador=33&ano=2008&regiao=13#info)

Conforme dados da prefeitura da cidade de São Paulo não consta nenhum hospital na Cidade Ademar, o distrito conta apenas com 16 UBS (Unidade Básica de Saúde) que como o próprio nome diz, unidade BÁSICA, ou seja, não pode ser utilizada para atendimentos mais complexos e ou internações, portanto, não contendo os leitos tão requeridos e necessários à população.

Dessa forma, todos os 397.546 habitantes de Cidade Ademar e Pedreira, são obrigados a utilizar os hospitais de Jabaquara e Pedreira que apesar do nome não fica no distrito de Pedreira e sim em Capela do Socorro.

Neste sentido, iniciou-se um movimento durante a campanha eleitoral de 2008 para a conquista de um hospital na Cidade Ademar, na disputa pelos então candidatos a prefeitura Marta, Kassab e Alkimim, onde entre em busca da conquista do voto, se alternavam em propostas à Saúde, em promessas de construção de hospitais em regiões onde os mesmo não existiam, diga-se de passagem ainda não existem, porém Cidade Ademar foi apenas citada. Todos sabem o resultado das eleições pra prefeito de São Paulo e que não era proposta do Sr. Gilberto Kassab a construção do Hospital em Cidade Ademar.

Assim, a população de Cidade Ademar através de organizações populares, partidos políticos e demais organizações de caráter representativo ou não, inicia o movimento pela construção de um Hospital Público, de qualidade que supra a demanda e as necessidades da população da Cidade Ademar, contribuindo também para um melhor atendimento nos Hospitais Saboya (Jabaquara) e Pedreira, pois o atendimento da população de Cidade Ademar e Pedreira em um hospital próprio, diminuiria e “desafogaria” o atendimento nos dois hospitais o que beneficiaria os munícipes de modo geral.

Link para assinar o abaixo-assinado: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4158

Consultas:

Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/observatorio/analises.php?tema=10&indicador=33&ano=2008&regiao=13#info
acesso em 25/02/2009

Fonte:http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/governo/sumario_dados/ZS_CIDADE_ADEMAR_Caderno11.pdf
acesso em 25/02/2009

2 comentários:

Postar um comentário