domingo, 4 de julho de 2010

A copa do mundo e seus ensinamentos

Lições da Copa do Mundo


Após a eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo fiquei pensando em quais os ensinamentos podia tirar desse triste episódio do futebol brasileiro.


Utilizando a sabedoria do povo, de um ou outro pensador e os ditados populares, tentarei fazer ligação entre os acontecimentos na copa e podemos aprender com eles.


Em terra de cego quem tem um olho é rei: em uma copa do mundo com poucas estrelas, estrelas sem brilho e sem protagonismo ter Ronaldinho Gaúcho meia boca e Ronaldo fenômeno gordo faria do Brasil um time diferente, competitivo e diferenciado.

A voz do povo é a Voz de Deus: sim minha gente, essa é praticamente auto explicativa, o Brasil fazendo coro por convocações que pudessem ser diferenciais a equipe, discutindo as peças de reposição, pedindo jogadores que estão em boa fase... É, realmente a voz do povo é a voz de Deus.

Não conte como ovo no c* da galinha: minha já dizia, não conte com algo que não aconteceu e que não dependa só de você para acontecer, ou seja, trabalhe, conquiste cada etapa, trate cada jogo, cada fase como se fosse o jogo da final. Apresentando um futebol sofrível a seleção brasileira agia como finalista, como se já tivesse conquistado a vaga na final. Esse ditado também serve a rede globo que contou com as exclusivas pra o Fantástico e não conseguiu.

Águas passadas não movem moinhos:
Ser penta campeão mundial, não dá a seleção brasileira nada mais que respeito das outras equipes, cinco estrelas na camisa e obrigação de apresentar um futebol de campeão. Dessa vez o futebol de campeão ficou de fora.

Prudência, dinheiro no bolso e canja de galinha não faz mal a ninguém:
Prudência segundo o dicionário é uma virtude que nos faz conseguir o que desejamos, evitando todos os perigos., pode ainda ser definida cautela, se o Dunga tivesse um pouco de prudência teria substituído o Kaka do jogo em que foi expulso e orientado o Felipe Mello a praticar outro esporte, talvez taekwondo do, vale tudo, etc. Dinheiro no bolso não faltou a ninguém, nem ao jogadores que tiveram seus “passes” valorizados, contratos de imagem, transferências e nem à comissão técnica. Quanto a canja de galinha por ela não fazer mal, deveria ter sido parte do cardápio da seleção,quem sabe assim os jogadores lembrassem de onde vieram a quem representavam.

É melhor prevenir do que remediar:
é melhor planejar ação para todos os possíveis erros e tentar reduzir a probabilidade de seus acontecimentos do que ser pego de surpresa e ter de improvisar. Alguém acha que faltou “banco” ?

Não confie na sorte, o triunfo nasce na luta:
não adianta "mandinga", superstições, etc. a Conquista vem da luta, do trabalho e da dedicação.
Cão que ladra não morde: Cala a boca Maradona!!!
Quem fala o que quer, ouve o que não quer: E como aquele jornalista da rede globo ouviu o que não queria do Dunga!

Pau que nasce torto, nunca se endireita:
Felipe Mello não tem salvação, assim como Maluf, Bush, Restart e Edílson Pereira de Carvalho.

“É um erro popular muito comum acreditar que aqueles que fazem mais barulho a lamentarem-se a favor do público sejam os mais preocupados com o seu bem-estar...” (Edmund Burke):
Não acredite na Rede Globo.

Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.:
Agora é bola pra frente, preparar a melhor copa do mundo que o Brasil possa apresentar ao mundo e não somente em matéria de futebol, mas também de infra-estrutura, organização e receptividade. Aprender com os erros, trabalhar para corrigi-los e construir um time competitivo para 2014.

Brasileiro não desiste nunca:
Com o time ruim, futebol medíocre, falta de brilho, o brasileiro não desistiu torceu até o ultimo segundo, acreditando, se emocionando, sentindo a vibração, nos gols, sentindo felicidade nas vitórias, o orgulho nos poucos lances lindos como o do Luís Fabiano, chorando a derrota e se sentindo frustrando com a eliminação. Mas em nenhum momento deixou de apoiar o time e parar para ver a seleção jogar, seleção que tantas alegrias deu Brasil e com certeza muitas outras alegrias dará


Para não dizer que não falei das flores,

Quem ri por ultimo, ri melhor: Chupa Argentina

4 comentários:

Postar um comentário